Bicarbonato-de-sodio

bicarbonato de sódio é um produto amplamente conhecido no mundo da gastronomia e da pastelaria, mas tem muitas coisas ainda desconhecidas sobre esse composto. Hoje, apresentamos o que é o uso de bicarbonato de sódio, mais de 30 usos para o seu corpo e dicas limpeza da casa que irá ajudá-lo no seu dia-a-dia. Então, vamos começar?

Bicarbonato-de-sodio

 

 Para que serve o Bicarbonato de Sódio?

Beber bicarbonato de sódio traz benéficos para aumentar o pH, isto é, para diminuir o ácido do estômago. Outros benefícios que lhe são atribuídos são o tratamento de gota, alívio de sintomas de gripe, cálculos renais e outras condições do sistema gastrointestinal.

Se tomarmos este elemento com água regularmente, seremos capazes de aliviar os efeitos da indigestão, desconforto no estômago, como peso e artrite, de acordo com alguns estudos. O bicarbonato regula o metabolismo se você o consumir adequadamente, melhorando consideravelmente o seu bem-estar.

A Formula química do Bicarbonato de Sódio é a NaCO 3

Utilidades do Bicarbonato de Sódio?

Os principais usos para o bicarbonato de sódio reduzem os problemas do sistema digestivo. Além disso, ele luta com outros tipos de doenças como as que apresentamos abaixo.

Beber bicarbonato de sódio regula a acidez

Este composto está dentro do grupo dos antiácidos, já que seu caractere básico (ou alcalino) neutraliza o pH ácido causado pelo ácido clorídrico que é secretado no estômago para fazer a digestão. Se temos estômago queimando e refluxo, notaremos como às vezes o “regomello” se eleva até a garganta, deixando um gosto desagradável e mau hálito.

Acidez

A água com bicarbonato efetivamente combate o HCl, neutralizando a acidez. Da mesma forma, suas propriedades carminativas promovem a eliminação de gases através dos eructos, o que ajuda a relaxar a sensação de inchaço.

Poder antisséptico e antimicrobiano

Enxague Bucal

  • Verificou-se que o bicarbonato de sódio tem ação anti-séptica contra algumas bactérias e fungos. Portanto, seu uso como bolo bucal ou escova de dentes ajuda a eliminar os parasitas que se alojam na boca e danificam o esmalte dos dentes.
  • Por outro lado, a gargalhada é usada para aliviar a dor de garganta, irritação e tosse.
  • Os benefícios de tomar bicarbonato de sódio com água e suco de oxicoco para combater infecções do trato urinário também foram estudados. Ao minimizar a acidez da urina, muitas infecções causadas por esse desequilíbrio podem ser superadas.

 Contra cálculos renais

A filtração contínua de urina ácida acaba fazendo exame de seu pedágio nos rins. Se o pH for muito baixo, pode causar problemas renais leves ou graves. Você pode até formar pedras que levam a cálculos renais. Nesse sentido, beber água com bicarbonato de sódio é eficaz para restaurar o pH do meio, alcalinizar a urina e evitar as cãibras que tanto dói.

Lute contra a Gota

 A gota é uma doença que ocorre quando o ácido úrico se acumula nas articulações, começando com o dedo grande do pé. Isso causa uma dor muito intensa e característica que é difícil de esquecer. Isso ocorre porque o ser humano é um organismo ureotélico, ou seja, ele só remove o excesso de hidrogênio através da ureia, enquanto o ácido úrico é armazenado no corpo.

 Para evitar a sua formação, uma maneira de conseguir isso, além de comer uma dieta equilibrada, é tomando bicarbonato de sódio para manter o pH.

Bicarbonato

 Usos do bicarbonato no esporte

Sabe-se que o exercício intenso causa a síntese de ácido láctico causando dores musculares e fadiga. Quanto mais é possível alongar a síntese de lactato, maior o desempenho do atleta, especialmente nos atletas, já que realizam muito trabalho de resistência. O bicarbonato consegue apenas isso.

Porque tomar bicarbonato de sódio?

Para curar um resfriado

O Bicarbonato de sódio é um remédio natural contra a gripe e resfriado, pois diminui sua duração e alivia os sintomas. Os médicos geralmente recomendam o seguinte tratamento.

  • Primeiro dia: 2 doses de bicarbonato (meia colher) dissolvidas em um copo de água (250 ml).
  • Segundo dia: 2 doses de bicarbonato de sódio com água, uma de manhã e outra à noite.
  • Terceiro dia: 2 doses como os primeiros dois dias.

No final, você notará como os sintomas desaparecem um pouco mais rápido do que o normal e você não tem muito congestionamento no nariz.

Para regular o pH do corpo

Primeiro, para conhecer o pH de um fluido corporal, você pode fazê-lo comprando tiras (sensores químicos) que o medem entrando em contato com saliva, urina, etc.

Quando você acorda cedo, o pH médio da saliva deve variar entre 6,9 ​​e 7,5, se a medição for feita com o estômago vazio. Em contraste, a urina é mais ácida, já que o corpo continua trabalhando e filtrando substâncias tóxicas em horas de repouso. Portanto, seu pH normal está entre os valores 6.1 e 7. Ao longo do dia, esses valores devem aumentar.

Para realizar um controle, faça uma leitura por vários dias para levantar-se e no meio da manhã, e depois analisar seus resultados. Se você notar uma ligeira diminuição no pH, tome água com bicarbonato para recuperar o equilíbrio. Desta forma, controlamos a acidez dos fluidos. No entanto, é recomendado tomar bicarbonato de sódio apenas entre as refeições, uma vez que o estômago precisa ter um meio ácido para realizar a digestão de forma satisfatória.

Além disso, para controlar o pH, evite consumir alimentos ácidos em excesso e consuma mais vegetais para levar uma vida saudável.

Para atletas de elite

Outro dos grandes usos do carbonato de sódio é a ingestão para aumentar o desempenho esportivo, especialmente em testes de resistência física ou velocidade. Estes são esportes, como correr ou nadar, e a acidez no tecido muscular é reduzida.

Após intensa atividade física, é formado ácido lático que produz dor e dor nos músculos. Com o bicarbonato, você pode neutralizar este ácido e prolongar o esforço sem sentir ferrugem. No entanto, os atletas de elite notarão isso especialmente.

 Conselhos e contraindicações para o consumo de bicarbonato de sódio.

  1. O bicarbonato de sódio é contraindicado para aqueles que sofrem de hipertensão. O seu consumo deve ser feito através da supervisão de um médico.
  2. Contém grandes quantidades de sódio, portanto as doses não podem ser muito altas e seu uso não deve ser prolongado por muito tempo.
  3. Um mau uso do produto pode causar náusea, desejo de vomitar e sentir-se fraco.
  4. Contra-indicação importante: não é adequado para mulheres grávidas ou durante a lactação.
  5. Bicarbonato de sódio pode aumentar a sede e causar dor no estômago, se tomado em excesso.
  6. Não pode ser substituído por outros produtos, tais como fermento, embora na cozedura eles tenham a mesma função.
  7. Não é adequado para crianças menores de 6 anos, a menos que prescrito pelo seu pediatra.
  8. Se você é um atleta de elite, pergunte ao seu treinador se ele pode ser considerado uma substância de doping proibida no esporte que você pratica.
  9. Não exagere se sua dieta é muito rica em sódio, especialmente se você tiver pressão alta.
  10. Se você terminar de comer, espere fazer uma boa parte da digestão até beber água de bicarbonato de sódio.
  11. Se você está tomando algum medicamento, consulte seu farmacêutico se puder causar interações prejudiciais para a saúde.

Outras propriedades e aplicações de bicarbonato de sódio

Este produto serve para manter o pH neutro, ou seja, igual a 7, nem básico nem ácido. Quer seja combinado com um elemento extremamente alcalino ou ácido, seu efeito é a neutralização. O bicarbonato ajuda a manter um equilíbrio médio, é por isso que também é chamado de buffer.

Graças a esta qualidade, é usado para erradicar o cheiro ácido, potência a ação de um detergente e para outras tarefas que mostramos a seguir.

 Na limpeza

Bicarbonato de Sódio

Para limpeza do forno e o micro-ondas 

Deposite algumas gotas de solução de bicarbonato de sódio em uma esponja úmida e use-a para limpar o micro-ondas no exterior e no interior. No final, um cheiro agradável permanece. Espalhe um pano úmido e remova o excesso.

Enquanto isso, para limpar o forno, primeiro polvilhe com bicarbonato de sódio e depois polvilhe um pouco de água. Deixe-o sentar a noite toda e, no dia seguinte, fritar com uma esponja.

Frigideiras, louças e cafeteiras

Coloque algumas colheres de sopa com um pouco de fada na panela, prato, panela ou outro utensílio de cozinha. Adicione um pouco de água e deixe agir uma hora. Depois, lave com água quente.

Para remover manchas de café, coloque meio copo de água quente com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Se forem pontos difíceis, coloque o dobro e deixe-o durante a noite. Remova o excesso com um recipiente de limpeza e sabão. Também serve baleiras e cafeteiras.

Limpe o mobiliário

Tanto o bicarbonato de sódio como o limão são produtos fantásticos para eliminar marcas em móveis e polir madeira pintada. Aplique com uma esponja macia e úmida para não danificar o mobiliário e vá com um pano seco.

Esta técnica também é eficaz na limpeza de paredes, em cortinas de chuveiro (que são mais fáceis de enxaguar) e outros elementos da casa.

Remova o cheiro do lixo

Para desodorizar a lata de lixo, polvilhe algum bicarbonato de sódio nas paredes e no fundo para reter o mau cheiro.

Desodoriza carpetes

Mais uma vez, polvilhe no tapete, espere a noite toda e remova a poeira com uma aspiradora, uma vassoura e agite-a.

Desodoriza a pia e a banheira

Descarte 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio através da pia enquanto a água quente sai. Isso permitirá limpar a drenagem, eliminar os odores desagradáveis ​​e melhorar a sensação de bem-estar na casa.

Fonte / Fonte imagens: Aceite de Argán Web

 Gostou do extenso tutorial? você tem dúvidas sobre o composto? Deixe o seu comentário abaixo!

Summary
Review Date
Reviewed Item
Bicarbonato de Sódio
Author Rating
51star1star1star1star1star

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here